Tem como objetivo informar sobre assuntos educacionais, Vestibular, PAS, ENEM e outros.
História e objetivos do PAS/UNB
Objetivo geral:
Selecionar estudantes para a Universidade de modo gradual e sistemático, como culminância de um processo que se inicia no 1.oano do Ensino Médio, e não como o produto episódico de um exame vestibular.
O PAS DEVE SER UM PROCESSO.
Objetivos específicos:
Favorecer a integração do Ensino Médio com o Ensino Superior.
Buscando a melhoria da qualidade do ensino em todos os níveis.
Tendo como princípio de que a vida escolar deve-se caracterizar como um continuum
O PAS DEVE SER CONSTRUÍDO EM CONJUNTO
Definir parâmetros de um processo seletivo que busque a avaliação da aprendizagem significativa.
Em que se privilegia a reflexão sobre a memorização, a qualidade sobre a quantidade de informações, o ensino sobre o adestramento, o processo sobre o produto.
DEVE-SE AVALIAR A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA ( base nos conteúdos significativos)
Adotar como eixo estruturador da avaliação a contextualizaçãoe a interdisciplinaridade, com ênfase no desenvolvimento de competênciase habilidades.
AS PROVAS DEVEM SER CONTEXTUALIZADAS E INTERDISCIPLINARES E AVALIAR HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
1996: Criação –PAS 1ª Geração
Estabelecimento dos primeiros objetos de avaliação do PAS.
2001: PAS 2ª Geração
Primeira revisão dos objetos de avaliação do PAS.
Aprofundamento do foco em habilidades e competências.
2006: PAS 3ª Geração
Segunda revisão dos objetos de avaliação do PAS
Criação de uma matriz de habilidades, competências e objetos do conhecimento.
Utilização de itens dos tipos A, B, C e D.
Inclusão de Filosofia e Sociologia nos objetos de avaliação.
Avaliação das três componentes de Artes, sem opção.
PRIMEIRA ETAPA
A prova consiste de itens dos tipos A, B, C e D, necessários à avaliação de todas as habilidades.
Tipo A: Certo ou Errado
Tipo B: Resposta Numérica
Tipo C: Múltipla Escolha
Tipo D: Resposta aberta a ser construída pelo aluno
O peso da prova da primeira etapa é igual a 1.
SEGUNDA ETAPA
A prova consiste de itens dos tipos A, B, C e D.
O peso da prova da segunda etapa é igual a 2.
TERCEIRA ETAPA
Prova de conhecimentos composta de itens do tipo A, B, C e D.
Prova de Redação em Língua Portuguesa.
A prova é a mesma para todos os candidatos, independentemente da opção do curso, respeitada a opção de língua estrangeira.
O peso da prova da terceira etapa é igual a 3.
O PROCESSO DEVE SER CONHECIDO
Boletim de desempenho do aluno e da escola.
Informar ao aluno acerca do seu desenvolvimento ao longo do processo.
Informar à escola o que melhorar.
Sala dos professores.
Avaliar as provas no atendimento de seus objetivos primordiais:
Contextualização
Interdisciplinaridade
Avaliação de habilidades
Embasamento nos conhecimentos (conteúdos significativos)
Respeito à Matriz de Avaliação
MUDANÇA PARA PAS SUBPROGRAMA 2011
1.A Câmara de Ensino de Graduação (CEG) da UnB aprovou mudanças nas regras para ingresso na UnB por meio do PAS.
As provas das três etapas do PAS deverão ter um mínimo de 4 questões do tipo D (respostas abertas, construídas pelo aluno).
2.Inserção de nota de corte de 20% do máximo possível, no conjunto das questões do tipo D, aplicadas nas provas das três etapas.
3.Será avaliada a habilidade de elaboração de textos em Língua Portuguesa em pelo menos 50% das questões do tipo D, em cada prova das três etapas do PAS.
4.Serão considerados critérios como ortografia, acentuação gráfica, morfossintaxe e propriedades vocabulares da Língua Portuguesa.
5.A prova de Redação em Língua Portuguesa passa a ser, além de eliminatória, classificatória e contribuirá em torno de 10% na definição do argumento final do aluno.
Nota de corte da prova de Redação continua a ser 4,0, na escala de 0,0 a 10,0.
6.Haverá prova de Redação em Língua Portuguesa em cada etapa do PAS e a nota em cada etapa receberá um peso.
7.Haverá etapa de recurso contra a nota da prova de Redação em Língua Portuguesa.
8.A nota de corte na prova objetiva passa a ser igual à do Vestibular
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