Professor Ensino Médio - SEDF

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Breve hitórico

O Programa de Avaliação Seriada (PAS) foi idealizado, em 1985, pelo diretor do Serviço de Seleção do Vestibular (atual Centro de Seleção e de Promoção de Eventos - Cespe), Lauro Morhy. A proposta foi apresentada e aceita pelo então reitor Cristovam Buarque. O projeto não saiu do papel, pois o ministro da Educação não o aprovou. Foram necessários mais dez anos para as discussões sobre o programa recomeçarem.

Em março de 1995, foi constituída uma comissão mista para discutir as formas alternativas de ingresso na Universidade. O documento final produzido por essa comissão foi encaminhado ao reitor João Cláudio Todorov em junho do mesmo ano e serviu como base para a criação do projeto.

A partir daí, começou o trabalho de redação do PAS para a apreciação do Conselho de Pesquisa, Ensino e Extensão (CEPE). A discussão havia apenas começado. Para cumprir o proposto, era preciso integrar a Universidade com os professores de ensino médio. Para isso, houve reuniões semanais com professores do ensino médio e da UnB, com o objetivo de indicar conteúdos relevantes para avaliação dos estudantes. Desses fóruns abertos, surgiu o primeiro edital do PAS.

Em 1996, o programa foi implementado, e a primeira prova realizada. Três anos mais tarde, os primeiro alunos entraram na UnB pelo novo processo seletivo. No ano seguinte, a comissão apresentou à reitoria a minuta do edital da terceira etapa do Subprograma 1996. Ele incluiu a prova discursiva em língua portuguesa, que aborda conteúdos das diversas disciplinas. Essa interdisciplinaridade das provas é uma característica marcante do PAS.

O PAS avalia o conhecimento dos alunos ao término de cada série do ensino médio. A média dessas três notas resulta na classificação. A ideia é estimular melhorias no ensino médio e favorecer os candidatos.

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